terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade 2

As tecnologias digitais já estão chegando à escola na forma de computadores e, em algumas escolas, esses computadores já estão ligados à Internet. Acontecimento que provoca mudanças nos modos de ensinar e aprender, que envolve novas práticas sociais e culturais.
Surge então, um novo educador de uma nova geração de conhecimentos disponíveis em rede. Cabe a ele o papel de planejar estratégias que permitam ao aluno empreender, de maneira autônoma e integrada, os próprios caminhos da construção do conhecimento. De reinventar o espaço da aprendizagem com esses novos recursos e ferramentas que a tecnologia oferece para a educação.
Dentre essas feramentas destacamos o ORKUT: nesse site de relacionamentos, existem inúmeras comunidades, às quais pessoas com interesses afins podem associar-se e discutir sobre temas diversos. O professor pode criar uma comunidade sobre determinado tema da disciplina, ou icentivar a participação em algum grupo de discussão relativo ao que ensina. O professor deve orientar os estudantes quanto ao seu uso, formando uma consciência crítica sobre esse meio tão controvertido.
Outra ferramenta do mundo virtual é o BLOG que permite aos usuários colocar conteúdos na rede e interagir com outros internautas. Na sala de aula, seve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Outro mod interessante de utilizar o aplicativo é a sua tematização, ou seja, criar blogs que tratem de assuntos específicos, em que o "dono" compartilha o próprio conhecimento com seus leitores.
Para acesso rápido e gratuito a materiais audiovisuais, com a exibição de vídeos pode ser feita com o apoio do YOUTUBE. Nesse ambiente, é possível encontrar diversos tipos de vídeos, o que abre possibilidades para abordagens interdisciplinares. Tendo em mãos todo um universo audiovisual, o professor pode propor diversos tipos de associações de conteúdos.
O GOOGLE - recurso de busca que disponibiliza um mundo de informações em questão de segundos. Contudo, ao mesmo tempo em que o professor deve icentivar o uso dessa ferramenta na pesquisa de conteúdos, é preciso estar atento e orientar o aluno quanto à escolha de fontes confiáveis entre os infinitos resultados que as buscas apresentam.
O uso adequado e criativo dessas feramentas vai depender desse novo educador que irá aproveitar essas múltiplas possibilidades para favorecer as compreensões dos alunos, potencializá-las e colaborar na geração de novas propostas de ambientes que favoreçam os vínculos entre eles a partir do conhecimento.

Acadêmicas: Alaíde e Lucimar

Atividade 1

Segundo o Google, apenas 28 a 30% dos jovens de 15 a 25 anos com acesso à internet utilizam-na no mínimo uma vez ao mês para aprender (comitê Gestor da Internet no Brasil, 2006).
No entanto, os jovens usam a tecnologia principalmente para fins de lazer e muito pouco para fins de estudo.

Acadêmicas: Alaíde e Lucimar